terça-feira, 15 de julho de 2014

1st road trip: South Dakota

Não deve ser novidade pra ninguém que todo mundo deve criar a oportunidade de fazer uma road trip pelos EUA, e eu, assim que recebi o convite da Bruna, topei ir pra South Dakota haha

Fomos por um fim de semana só (13-15/06) e o caminho daqui até lá seria de 10h em média. Fomos em cinco no carro (o que diminuiu muuuito as depesas) porém, somente duas de nós dirigiram. Eu não pude, porque minha PID nova do Brasil não chegou em tempo e a minha DL tá aquela enrolação. Dessa vez as companheiras de indiarada foram a Leticia (impressionantemente, nossa primeira trip juntas! rs), a Bruna ( do vai dar certo!), a Vanessa - brasileira, e Tati - colombiana.

Tentamos conversar em inglês todo o tempo, para não deixar a Tai de fora, of course, mas confesso que por vezes esquecíamos e começávamos a frase em PT. rs  O bom é que a Tati é muuuito querida e compreensiva hehe Na legendas das fotos dela no facebook ela colocou "Um fim de semana de português e Sambô" porque eu tinha levado o CD pra ouvirmos no caminho haha. Nos divertimos muito e South Dakota é linda!

Porém, quase que não fomos. Exato. rs Foi um parto pra conseguirmos alugar o carro. A Letícia que já é maior de 25 ía alugar pra gente, assim nos livramos da taxa underage (mesmo que você seja maior de 21, paga essa taxa). Além de precisarmos de uma cia que aceitasse cartão de débito (a maioria é só crédito, e nós não temos isso!) precisávamos que o cartão da lê fosse aprovado em uma verificação que o sistema das empresas fazem no histórico do cartão. O que não aconteceu nas nossas três ou quatro primeiras tentativas! Exato!! Até que, finalmente, na Hertz, o funcionário conseguiu resolver nosso problema. Ele nos aconselhou a darmos o endereço do Brasil - mesmo usando o cartão de débito americano - assim as "exigencias" dessa verificação  de histórico de crédito sejam mais amenas, pois ao que parece, informando o endereço brasileiro, o sistema subentende que não somos nascidas nos EUA e por isso nosso histórico é diferente. Deu pra entender? Enfim, quando forem alguar carro e passarem por esse problema, peçam para que o funcionário insira o seu endereço do Brasil!

Enfim, depois de toda a embromação lá no aeroporto, saímos já bem atrasadas, buscamos a Bruna na casa dela e fomos jantar no Subway 24h (única coisa aberta em plena friday night! E não era nem meia noite ainda rs )

De lá seguimos o rumo de South Dakota, pegamos uma chuvarada na madrugada que vou te contar, que cagaço! O caminho entre MN e South Dakota é todo descampado, não se ve nada a não ser animais e gramado. Então quando trovejava, o céu inteiro clareava e a gente tinha visão ampla rs Decidimos pegar uma das saídas e parar o carro um pouco, até que o grosso da chuva passasse. Que lugar era aquele gente? O posto de gasolina do tamanhinho de um ovo e a cidade em si, parecendo aquelas fantasmas de filme haha Foi engraçado.

Nossa primeira parada (após o café da manhã) foi em uma cidadezinha chamada Hot Springs, para fazermos um tour em uma caverna - nunca fiz isso antes, nem pensei em fazer rs Foi bem legal. A Caverna se chama Wind Cave e é a sexta maior do mundo, se não me engano e foi descoberta há muuuito tempo atrás (1889) por um menino que tinha 16 anos. A única entrada que ele achou para a caverna foi essa:

The Natural Entrance
Já nós, visitantes, temos a mordomia de uma porta da nossa altura haha

Desde que ele descobriu a caverna, ele decidiu explorá-la, mas quatro anos depois, faleceu. A parte já explorada dessa caverna hoje tem quase 230km e pesquisadores acreditam que apenas 10% da área foram explorados. Ou seja, ela é mesmo enooooorme. O tour nos leva a 61m abaixo da terra, e dura cerca de meia hora. É bem interessante, e não custa caro. Achei super válida a experiência!  Ah, não podemos tocar as paredes da caverna, e só temos permissão para andar nos trilhos que foram construídos por trabalhadores que ganhavam $1 por dia! Sim, $1 por dia carregando pedra, e a gente reclama do salário de au pair haha

De lá pegamos o caminho para o Mount Rushmore, mas fizemos uma parada em Custer, para comer algo e fazer um sightseeing. Uma das poucas coisas abertas era a Dairy Queen, que eu adoro, mas nossa, nos fez esperarmos uma hora e meia por alguns hambúrgueres e sorvete! Estava uma loucura aquele lugar, que era pequeno mas tinha muita gente. Fiquei até com pena dos empregados, coitados, a Tati disse que um deles, quando (finalmente) entregou o pedido dela, tava com os olhos vermelhos de choro. Mas realmente não sei o que aconteceu lá, rs, hambúrgueres são fast food gente! hahaha Enfim, depois de alimentadas, hora de tirar umas fotos abobadas hahaha

Finalmente, hora de dar um alô pros presidentes americanos, la no Mount Rushmore. Achei bem legal aquele lugar, e tem uma loja linda de souvneirs, com temas de todos os estados dos EUA. Foi lá que comprei minha bandeirinha de MN  (L) Infelizmente chuveu lá, mas já tinhamos tirado nossas fotinhas então matamos tempo (e gastamos dinheiro) na loja de lembrancinhas mesmo hehe

Foto de au pair não pode faltar kid! haha

Sim, sou um enconsto rs Bj

De lá, as meninas foram fazer o check in no Super 8 de Keystone e eu e a Lê fomos na Missa na Catedral de Rapid City. Achei um amorzinho a igreja.

Quando voltamos pra Keystone, eu e a Lê fomos encontrar as meninas no centrinho da cidade, que era bem pertinho do hotel. Pausa pra contar que essa cidade é minúscula! Só vive das pessoas que estão fazendo road trip mesmo haha Pelo o que eu li na internet, o lugar tem 400 habitantes e uma área de menos de 8km²! #funny

Procuramos um lugar meia boca lá pra comer - não se tem muitas opções - e na hora de voltar, chuva que Deus mandava! E que chuva! Apesar de o hotel ser perto, até chegarmos lá estaríamos super ensopadas rs Então eu dei a ideia de uma pessoa ir buscar o carro e depois pegar as meninas. Essa pessoa foi eu! Sem PID! rs era super perto o lugar, mas mesmo assim, acho que se um policial passasse por mim, eu mesma me parava hahaha Ah, detalhe: dirigir um Nissan Altima  não foi nada chato haha

Enfim, todas vivas (mortas de sono) no hotel, logo adormecemos. Uma noite inteira no carro não é o que se chama de noite dos sonhos, ainda mais pra quem dirigiu, mas valeu a pena!

No outro dia de manhã, depois de um café da manhã reforçado e super gostoso, fizemos o check out e pegamos a estrada para Badland, mas no caminho, paramos em Rapid City, no cenário do filme "Dances with Wolves". Nunca ouvi falar desse filme, mas o lugar é super bacana, estilo faroeste, eu adorei! haha

Esse senhor ai até parecia Minnesotense de tão simpático hehe Se ofereceu pra tirar algumas fotos nossas e ainda deu várias explicações.

"Pegas pela imigração! hahaha " Letícia

De lá fomos para o Bedlands, que lugar lindo!! O dia estava lindo, o que ajudou mais ainda na paisagem. Para entrar só pagamos o estacionamento, assim como no Rushmore, se não me engano. A Letícia muito querida apelidou esse lugar carinhosamente de "Grand Canyon do Paraguai", mas olha, vale muito a pena a visita!

Assim que você entra no parque já tem uma parte para estacionar o carro e apreciar a vista. Mas mais do que isso, é possível dirigir entre as montanhas rochosas (coisa que não se faz no Grand Canyon original rs) e por bastante tempo viu. Nós fizemos só um trechinho e já viemos embora, pois o horário tava começando a ficar apertado para chegar em tempo de devolvermos o carro.

Finalmente, pegamos o caminho de volta a Minnesota, que dessa vez pode ser apreciado pois era dia. Que lindo! Muito diferente do que estamos acostumados - ruas cheias de prédios, casas e construções.

Ah, preciso comentar das cidadezinhas pelo caminho em South Dakota. Gente, nós andava, andava e andava de carro, e de vez em quando aparecia uma cidadezinha, e olha, bem de interior mesmo! Em 500m a gente passava por toda ela, era possível ver o inicio e o fim. Eram basicamente algumas casas, a torre ga igreja no meio de tudo e um posto de gasolina haha Muito engraçado! Mas eu não conseguiria viver assim não, longe de tudo!!

Bom, depois de muito andarmos paramos num Subway (lotado!! Porque era um dos únicos lugares para comer muitas milhas haha) e fomos comendo no carro. Nós tinhamos  que devolver o carro as 10PM e o GPS dizia que chegariamos depois disso. Não achei que fossem cobrar a gente por meia hora ou algo assim, mas liguei na empresa pra tirar a duvida,e relamente, daria uns $70 uma hora de atraso. Não sei se o funcionário nos cobraria por meia hora, mas a política da empresa é de que ele deve cobrar. Por causa disso, e pelo fato de não se avistar um carro de policial no caminho, a  Bruna e a Letícia meteram o pé mesmo no carro, então no fim das contas chegamos em tempo, e sem nenhuma multa! haha Comentei com meu host, e ele disse que fomos sortudas, isso sim, porque quando ele fez essa viagem ele também andou rápido e um radar de helicoptero pegou ele e mandou uma viatura pra encontrá-lo e multa-lo mais adiante haha #sortedeaupair

(Ah, nossa última parada foi na plaquinha simpática de Minnesota hehe)

Foi isso gente. Meu sonho de road trip ainda é na California, mas eu recomendo muito o passeio a South Dakota. Um outro ambiente, diferente do agito que estamos acostumados. Muito divertido e um passeio barato! hehe

Beijos,
Duda.

Despesas:
Comida: $54
Extras: $29,94 (estacionamentos, souvenirs, entradas, etc)
Carro/gas: $58,63
Super 8: $20,82
TOTAL: $163,39 (Sim, menos de uma semana de trabalho, iupii! haha)

1. Olá Duda,
    Fiquei boba que deu menos de 1 semana de trabalho, parece que vocês andaram muito e no final das contas não saiu saiu caro...
    Road trip na Califa #sonho de Au pair hehhe
    fotos lindas... :)

1. nossa, verdade thais! nossa sacada foi ir em cinco meninas pra dividir as despesas e alugar um carro super economico! era magico aquele carro. andamos 7h ate precisar abastecer de novo!! ah se o focus da minha host family fosse assimhahaha

2. OMG!!! q sonho de road trip Duda!!!! tb meu sonho ir para o Mount Rushmore e tirar uma foto da frente dos friends G Washington, Thomas Jefferson, T Roosevelt e Lincoln hehe Tb amei o GC do Paraguai kkkk imagino a alegria de vcs 5 e pq todas as fotos ficaram lindas!!!!! amei, Bjoka (next: trip to Canada post)

1. no problems gi!! tu vem pra minnesota de novo e faz a road trip saindo daqui mesmo hahaha
      estavamos bem animadinhas mesmo, apesar do cansaço da trip, of course.
      que bom que gostou!
      canada was awesome!! valeu pelas dicas :P

3. Já fiquei com vontade de fazer essa viagem :)

4. Duda adoro seus textos, super leves de ler e prende a nossa atenção. Adorei sua viagem e mais ainda as fotos! Parecem pinturas de quadros! Ótimas lembranças que você vai levar..

Beijos

5. Duda .. eu fico 3 mesês longe e quando volto tu viajou tudo isso ? :O que tuudoooo .. fico feliz em ver o quanto tá aproveitando, eu tbm quero aproveitar muito e viajar MUITO mesmo ^^ . é muito bom para mim que acompanho seu blog desde o inicio aqui no BR e agora ver tudo o que está vivendo, vou lendo e parece que tbm to ai no meio hahaha .. felizaça por vc de verdade beijao :)

1. hahaha verdade jéssica, graças a Deus consegui aproveitar bastantinho os ultimos meses! agora to com um vazio em mim porque não tenho mais trips programdas :'( enfim, escolhas são necessárias ne?
      muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz! =)
      beijos

6. Menina, que legal! Muita coragem de vocês alugar um carro. Do jeito q eu sou, nao ia dar certo ASUHUSHA. Achei a igreja linda!!! (isso pq só vi fotos rsss). E deu pra aproveitar bastante, apesar de ser pouco tempo né?
    Até a próximaa! :D

1. imagina, nuara. todo mundo passa por isso um dia! hahah é a segunda vez que estou num grupo que aluga carro (da outra vez alugamos em miami) e mesmo a trancos e barrancos, no final deu certo! hahaha

7. Que massa Duda!!
    Sonho em fazer uma road trip tambem! hehe ainda nao decidi sobre minha segunda semana de ferias, mas sepa sera califa! *--*
    Adorei as fotos !
    Beijos

1. califa *------------------* nao tem nem o que pensar hahahaha

8. Oiiee Dudaa..
    Estou começando minha saga nessa vida, estou preenchendo o APP, e confesso que em uma semana já li todo seu blog (ou 90% dele rs)
    Adorei as histórias, e tem posts muito úteis, já estou te seguindo.
    Beijoos

1. haha que legal, letícia! eu vivia fazendo isso: devorar blogs! :)
      também já estou te seguindo, assim que der eu vou lá me atualizar do teu processo!!

9. Awesome! Adorei o post!

E ver as fotos e os relatos só me faz ainda mais animada pra fazer uma road trip tbm! Futuramente serei eu haha
    Obrigada por compartilhar ;)

Beijokas!

Nath,
    www.brazucaupair.blogspot.com

1. futuramente, leia-se: antes do que tu imagina, guria! haha passa muito rapido mesmo e com certeza, logo logo é tu quem vai estar fazendo posts assim :)

10. Ai Duda, que lugar mais lindo! Adorei as paisagens, as fotos... Minha favorita foi aquela em que tu está sentada bem no meio da rua com a paisagem atrás!
    E achei super barata! Claro que vocês dividiram em cinco, mas mesmo assim. Adorei!
    Beijos <3

1. foi muito boa essa viagem mesmo, alas, foi BBB - boa, bonita e barata haha super valeu a pena!! :))