sábado, 25 de maio de 2013

APIA x CC

Boa noite, gente!

Bem, aqui no sul, agora é final de sabadão, quase domingo e bem gelado! A noite teve direito a pizza e filme (que super recomendo: 'Reféns'). Aproveitei que meu amigo tava aqui em casa e mostrei pra ele como vai o app  e etc.

Então, agora que ele foi embora, resolvi vir finalmente fazer o post, que foi ideia da Suélen. Prós e contras da CC e da APIA.

(pausa pra comentar que quando eu lia blogs de aupairs e achava que tinha faltado algum detalhe importante, eu me perguntava 'como ela não falou disso?' ahahha hoje eu entendo né, porque nem passou na minha cabeça fazer um post comparativo entre as agências, mas achei a ideia boa e vamos lá!)

Lembrete básico, mas que precisa ser dito: minha experiência, com as pessoas que me atenderam, e com os meus 'feelings' em relação a cada uma delas. Mas, apesar de concordar que precisa ser pesquisado muito sobre  a agência, o principal fato que deve ser levado em consideradão, é o seu feeling com a agência/agente e também, o quanto você pode investir no programa (se pode esperar mais, para juntar mais grana e ir praquela agencia, se precisa ir logo e não quer gastar muito nessa parte do processo, enfim.)

Certo, vamos por ordem alfabética então, hehe. começando pela Au Pair in America - APIA.


Um pouco sobre  a agência: a APIA não tem escritório próprio no Brasil, e por isso, é representada pela Experimento, somente. (diferente da Au Pair Care que também não tem escritório mas é representada pela CI, World Study e STB - talvez tenha mais, mas não me lembro agora). Segundo o site oficial da APIA, ela é a primeira empresa a trabalhar com o programa au pair na America, sendo reconhecida pelo governo americano. 

Prós:
- acho que o principal ponto positivo da APIA, de tudo que já li/vi é a satisfação das meninas que escolhem essa agência. Muito raramente li reclamações das meninas, e o que eu li, foi em relação as LCCs e foi no grupo do facebook. Ou seja, não temos como saber se a menina que reclamou é quem tava certa, uma vez que não se sabe a outra versão da história.
- seleção criteriosa das famílias, o que, segundo o site oficial da Experiemento, é razão pela qual 97% das meninas se dizem satisfeitas com o programa!
- número ilimitado da famílias acessando são application at the same time!
- LCCs da APIA são funcionárias, ou sejam, recebem pagamento pelo atendimento às famílias e as au pairs.
- beleza. é, isso mesmo, beleza! hehe na minha opinião, tudo na APIA é lindo. o site da agência te chama a fechar com eles, faz tudo parecer um conto de fadas.

Contras:
- é o programa mais caro de todas as agências que já vi. É top de linha no processo aupairiano, mas é top de linha em cobrar também hehe
- agências diferentes no Brasil e no exterior. Ou seja, um pouco mais na demora para ficar online, e até mesmo em outros atendimentos, caso esses dependam de algum retorno internacional. Sem falar que nesses casos, a agência brasileira (Experimento) não é especializada em aupair. É uma agência de diversos tipos de programas, mais caros que o seu, que também envolvem o atendimento dos funcionários daqui (o teu agente não vai ta focado só no aupair, já que ele atende outros tipos de intercâmbio, simultaneamente).
- teste de inglês é um pouco mais complicado do que nas outras agências, e o processo no geral, um pouco mais burocrático (isso é o que li, não vivenciei porque no fim das contas optei por CC).
- o seguro saúde. andei dando uma pesquisada e na APIA, pra ti viajar com segurança mesmo, é bem melhor fazer o upgrade, que tem vários tipos, e que encarece o programa.*
- o treinamento acontece em New Jersey num hotel, e não na St. John's University. Mas, o hotel é lindo!
(obvio, isso é um contra PRA MIM, mas tem muitas meninas que preferem ir para um hotel do que para escola de treinamento.)
Fonte: Blog Mon cher lele


E agora, Cultural Care - CC


Um pouco sobre a agência: tem escritório próprio no Brasil, que fica em São Paulo, e algumas filiais nos estados (você pode verificar em quais, no site oficial). 

Prós:
- É especialista em au pair nos EUA. Enquanto que a APIA manda aupairs para o mundo todo (ou quase isso hehe), a CC trabalha SÓ com EUA.
- Mesma agência no Brasil e nos EUA, o que facilita muito a comunicação e encurta o tempo de espera para ficar online.
- atendimento ótimo! quer dizer, muito bom. Porque você tem a sua agente regional e o escritório de São Paulo, que tem um 0300 com um bom horário de atendimento. Só não considero ótimo, porque por email as meninas demoram um pouco para responder. Por exemplo, essa semana encaminhei um email no dia 21 e recebi retorno no dia 24. Porém, por telefone, tu consegue as informações e suporte ótimo na hora, por isso, já decidi que vou ligar bastante pra lá hehe
- beleza. o site da CC, os informativos e afins, também são muito lindos e fazem tudo parecer um sonho hehe (ainda bem que temos os blogs para nos colocarem na realidade né hahaha)
- mais barata que APIA.
- Treinamento na St. John'h University (na MINHA OPINIÃO, é um prós!) s2

Fonte: Blog Color of the Wind

Contras:
- Apenas uma família por vez, pode acessar seu application por vez. o que é motivo de angústia para muitas meninas, então, pondere bem em relação a esse ponto!
- LCCs são voluntárias. Falei com as meninas do escritório de SP sobre isso, e elas confirmaram que são mesmo voluntárias, mas que é feito todo um acompanhamento para saber se a pessoa tem tempo disponível e condições de dar suporte par as famílias e para as aupairs. No dia da minha entrevista pessoal, falei sobre isso com a Ana Elisa (coordenadora nacional da CC) e ela me garantiu que as LCCs recebem treinamento nos EUA e que pelo menos, formação para serem suporte elas tem. Mas, que se tivermos algum problema com elas, temos o telefone do escritório americano da CC, que fica em Boston e que funciona como o de SP aqui no Brasil (se o atendimento de Boston for bom como o do Brasil, tá valendo hehe). E, na última semana, uma menina postou no grupo da CC o seguinte depoimento sobre a sua LCC: "Como prova de que existe boa LCC. Eu to passando por problemas no Brasil, com minha família.. E eu postei uma "oracao" em inglês no meu face pedindo a Deus pra me ajudar a ser forte, porque ta doendo. Minha lcc viu, e me ligou hoje pra saber o que tava acontecendo comigo. E dizer que Ela vai me ajudar no que eu precisar. Owmmmm". 

EDITADO: depois de chegar aqui nos EUA, fingi que não tenho vergonha na cara e perguntei pra minha lcc se ela é voluntária, mesmo, ela ficou de cara, perguntou da onde tirei isso! haha disse que não ganha muito, mas que não é voluntária, não. O salaário depende de quantidade de familias no cluster e tempo como 'lcc'. minha LCC, por exemplo, é nova na CC e tem só 6 familias. Assim sendo, ela recebe $25 por familia. Se ela trouxer mais familias pro programa, também ganha bonificação. Agora, nao entendi porque as meninas da CC de SP disseram que elas eram voluntarias. Nao entendi mesmo! Não sei se elas nao entenderam minha pergunta, ou se são perdida nos quesito informações do lado americano rs


- Seguro saúde: assim como na APIA, o seguro básico da CC (que é o que vem no valor do pacote normal) não é o suficiente para viajar segura, e aí, você precisa desembolsar a mais, mais do que 50% do que você já paga pelo programa, para adquirir o seguro completo (y).*
- não me lembro mais de contra, mas acho que to esquecendo de alguma coisa, então, se alguém lembrar e quiser complementar, deixa ai nos comentários! ;)

*nesse post estou comparando apenas entre CC e APIA porque são as agencias que pesquisei com mais afinco e visitei pessoalmente. mas, com relação ao seguro, eu vi que o básico, que vem no pacote da APC, é mais ou menos o que vem no completo, que pagamos a mais pra ter na CC e na APIA.

Quanto a alteração no application, perguntei sobre isso no escritório de SP, e as meninas me disseram que não é fácil alterar, e que por isso, o app é revisado por nós aupairs, e pela CC junto com nós, antes de darmos submit, pra termos certeza do que está sendo informado. No quesito experience, tanto com kids quanto com o carro, podemos marcar o tal do 'on going', para deixar claro que aquilo que já ta informando, vai sendo complementado enquanto estamos on. Mas existem casos e casos: com muita encheção de saco, e um bom motivo, talvez você até consiga mudar algo. Já, no application da APIA, não sei informar. Parece que você pode fazer alterações, mas não sei se é tão fácil (se a Suélen estiver lendo esse post, talvez ela possa responder, porque acho que ela entrou em contato com a Experimento pra tirar essa dúvida hehe).

Bom gente, acho que era isso o que eu tinha de informação para compartilhar, mas no geral, todas as agências, pelo menos no Brasil, te dão um suporte minimo necessario, e os teus direitos e deveres são padrão do au pair, então, não tem muito no que uma agência possa ser bem melhor que a outra. Por isso que eu digo, vá pelo seu feeling, vá com aquela que tu te sente mais a vontade, e que o valor caiba no teu bolso ;)

Qualquer dúvida que eu puder ajudar, estamos aí ;)


Beijos,
Duda

6 comentários:

  1. Oie!
    Confere mil vezes o app! Depois de estar on, com família no perfil, vi que em uma montagem ao invés de "Painting" está escrito "Paintnig" hahahaha
    Maio vergonha, mas fazer o que né? rs
    Mas não enrola não,entrega esse app logo! rs
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Inaie!

      Simm né? isso deve ser que nem trabalho de escola/faculdade, a gente confere, confere e confere, mas no fim, sempre acha algum errinho! hahah

      mas não dá nada, nao. essa troca de letras talvez nem a host family tenha percebido hehe

      Excluir
  2. Olá Duda,

    Tudo bem?

    Eu me inscrevi pela Experimento, por enquanto estou gostando bastante, elas ficam no skipe o dia todo e tiram todas as minhas dúvidas, mas é verdade, é bem cara mesmo....

    Estou preenchendo o application e vou fazer o ITEP dia 15/10.
    Estou super nervosa já....

    Estou adorando teu blog.
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii, naty!
      tenho certeza de que tu fez uma boa escolha ;)
      boa sorte no ITEP!!
      e obrigada por acompanhar o blog :D

      beijos

      Excluir
  3. Oi, adorei seu Blog! Só uma coisa, a APIA só manda pros EUA também e não aceita Male :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! obrigada pro contribuir, comentando. isso me fez lembrar de uma coisa que descobri depois que cheguei aqui, e cm nao lembrava do conteúdo desse post, eu não ia atualizar! haha
      ja vou editar!

      quanto a apia, eu n sabia que n acc male! estranho...

      Excluir