sexta-feira, 9 de agosto de 2013

JMJ - Eu fui!

Oi, galera!!

Antes de mais nada, preciso justificar minha ausência temporária: voltei da Jornada no dia 30/07, voo atrasou, levamos 5h de avião do Rio de Janeiro até Porto Alegre (acredite!), e quando cheguei em casa, só almocei e me atirei na cama. Dali, se seguiram 18 horas de um sono profundo e maravilhoso! haha Depois disso, eu queria muito postar, mas a maioria das fotos não estava comigo, então, decidi esperá-las :)

Estou com elas desde ontem, e hoje venho com muita felicidade contar de como foi a viagem (PRE-PA-RA que agora é hora do post enorme rsrs vou tentar me conter).

Bom, quem acompanha o blog, pelo último post viu que embarquei numa segunda-feira bem cedo hehe a Jornada mesmo começava na terça de tardezinha, então tivemos tempo de turistar no primeiro dia, apesar de termos feito o check-in no hotel perto do meio dia só. O Rio ainda tava bem tranquilo na segunda, e a gente só deu uma passeada geral, nenhum ponto específico. 

Já na terça, era mais comum encontrarmos peregrinos, ainda não eram tantos, mas a movimentação já era outra hehe Esse foi o dia de começar a usar o inglês e se sentir o Joel Santana falando (I need to improve my speaking). A gente foi pro Pão de Açúcar (tempo horrível, ainda bem que da outra vez que eu fui com a família, a gente pegou um calorão lá haha Se bem que a vista é linda mesmo com dia nublado e frio). E ah, nesse dia também fomos numa Starbucks la perto do hotel, pra quem não sabe, o Rio Grande do Sul não tem nenhumazinha dessas! A primeira vez que fui, foi em São Paulo, na viagem cultural de fim de ano do terceirão. E essas minhas amigas eram loucas pra ir também, aí fomos! hehe

Quando estávamos pegando o bondinho de volta, encontramos um grupo de alemães e outro de sul coreanos, eram peregrinos também. Os alemães não foram nada simpáticos, mas é o jeito deles mesmo hehe já os sul coreanos, owwwn, coisa mais querida!
(nota1: clicando nas fotos elas aparecem no tamanho original ;) )

Alemães e a simpatia em pessoa haha


Sul coreanos: os mais queridos
Depois de lá, a gente foi prum shopping que tem ali perto (tipo uns 15min a pé), e a ideia era só dar uma volta antes de ir pro hotel, onde iríamos nos concentrar para ir à Missa de abertura da JMJ (o nosso grupo era de 205 pessoas, se não me engano). Mas no fim, foi muito mais divertido! Tava cheio de peregrinos por lá, e foi onde troquei minha primeira 'lembrancinha' da JMJ (as pessoas tem costume de levar cacarecos legais pra trocar com outras pessoas, por cacarecos internacionais hehe). E adivinhem? Foi com uma menina da California! hehe quando a gente começou a falar com elas, ninguém sabia da onde elas eram, e eu fiquei tri empolgada depois que fiquei sabendo né heheh Ganhei de uma delas um pulseirinha bem simples mesmo, e dei em troca um botom com a caricatura do Papa Bento, gente, a guria amou demais! fiquei tri feliz com a animação dela :)

Logo depois, umas irmãs vieram falar com a gente também, elas eram de Portugal, e estavam divulgando uma exposição sobre a Madre Teresa de Calcutá (que por sinal, era muito boa e de graça! tava acontecendo ali no shopping mesmo). Depois disso, reunimos todo mundo pra mais foto!!


Aí, foi só caminhar mais um pouco e cruzar com peregrinos simpáticos australianos, voluntários mexicanos e brasileiros. Quando rolava o feeling, a gente conversava um pouco, tirava a foto, desejava boa Jornada e é isso, mas não sei explicar sabe. Acho que o que fazia a gente ter tanto carinho uns pelos outros, é o carinho que temos pelo que nos une, "transbordando". Não sei explicar, mas é um clima ótimo, de paz, universalidade e até mesmo, intercâmbio! hehe


(nota2: nesse shopping encontramos também dois meninos que vieram falar com a gente pra saber de onde éramos - eles não reconheceram a bandeira e pensaram que pudéssemos ser estrangeiros rsrs eles estavam no Rio pra tirar visto pra ir pro México, pelo programa Rotary. Já perguntei como funcionava, bem interessante! Tem pra vários países. Não tem nada a ver com Igreja e tal, vou dar uma pesquisada melhor, e de repente posto aqui ;)

Well, depois de caminhar bastante, a gente voltou pro hotel, deu uma passada no Forte de Copacabana que era perto (lugar lindo!) e aí, voltamos para nos encontrarmos com o grande grupo para a Missa de Abertura com o Bispo do Rio. Gente, essa hora foi muito emocionante! A praia de Copacabana tava virada em bandeiras, muuuuito legal. Todo mundo cantando, interagindo e etc. Uma festa linda! Fomos bem cedo, e chegamos ha uns 500 metros do palco rs. De noite a ideia era desmaiar na cama, mas daí conversa com as colegas de quartos, conversa com as vizinhas (afinal, éramos um grupo de mais de 200 pessoas num mesmo hotel, que nem era grande! haha ahh, esqueci de comentar, impressionantemente eu tive muita sorte e acabei ficando em um quarto com vista pra praia de Copacabana - a cara da riqueza haha) enfim, fomos dormir tarde, pra acordar cedo. Isso sim! Mas valeu a pena :D

Eu precisava olhar pela janela todo dia, quando acordava e quando ia dormir.
Isso é na segunda, dia 22. A partir de terça, tinha muito movimento
mesmo, inacreditável, mesmo vendo ao vivo!

Juro que essa foto foi espontânea, eu tava focando no nosso hotel hehe

Forte de Copacabana
Missa de Abertura
Nesse dia também ganhamos nosso kit peregrino, que os responsáveis pelas nossas inscrições tinham ido buscar *-*

Mochila, Squeze, livro sobre o abroto, vale transporte, vale refeição, camiseta,
credencial de peregrina, camiseta e o crucifixo oficial da JMJ s2

Na quarta, quinta e sexta de manhã, tivemos as catequeses, seguidas das Missas. Várias paróquias do Rio acolheram as catequeses, e em cada uma delas, se realizava em uma língua diferente. Eu queria muito ter assistido uma em inglês, mas eu estava num grupo e nem todas falavam inglês, então, nem dei a ideia. Mas na minha catequese tinha padres lá dos EUA hehe teve de três estados diferentes, como não anotei, eu não lembro :x Tinha padre da África, da Venezuela, da Espanha (um Bispo dai). Enfim, todos os lugares que íamos, eram frequentados por diversas nacionalidades. As catequeses foram muito legais e bonitas. Bonitas porque acho que nunca participei de algo com a igreja tão cheia. Muita gente de pé, e muita gente do lado de fora! E legal porque a cada dia um Bispo diferente falou de algum assunto relacionado ao lema da JMJ ("Ide e fazei discípulos entre todas as nações" Mt 28, 19). Os bispos eram muito queridos *-* fora isso, tínhamos o momento de oração e o das músicas (que chamamos de folclore). 

Ah, detalhe importante! haha Antes da catequese, que começava as 9h, os peregrinos retiravam os seus kits café da manhã (tirei foto pra postar aqui haha). Nutella todo dia, AMEI! 

A paróquia das nossas catequeses. 

O kit do Café da Manhã: Nutella, bolinho, torradinha, Nescau e suco.
Almoçávamos todos os dias depois da Missa com o nosso vale refeição (tínhamos direito a R$15 por refeição, sendo cumulativo o saldo.) Na quarta de tarde, fomos até o Rio Centro, na Barra da Tijuca: só digo uma coisa, foi uma aventura! Nesse dia já tínhamos tomado conta do Rio de Janeiro, éramos MUITOS peregrinos e voluntários, o transporte público tava hiper lotado, mas era divertido! Conhecemos muitas pessoas e cantamos pra valer no caminho hehe Fora que lá, o tal do Rio Centro, era muito legal! ENORME! Eram três pavilhões: um com shows, um com uma feira (voltei com vários livros rs) e o meu preferido: a Cidade da Fé, nesse tinham estandes dos estados brasileiros e países participantes da Jornada. Muito legal o clima de lá!


Na quinta e na sexta, voltamos pro hotel logo depois da catequese para almoçar, e ir guardar lugar na grade, pra vermos o Papa de perto. E deu certo, hehe olhem essa foto direto da minha câmera :D


Ficamos algumas horas esperando o Papa, ali na rua. Eu não sei exatamente quantas, mas acho que foi coisa de 3h em cada dia. Só que passava muito rápido! Ali na Av. Atlantica tinha muuuuito movimento, então, estávamos sempre entretidos com algo/alguém, e até o pessoal do exército ficava ali trocando uma ideia com a gente. Hehe Enfim, essas horas também renderam fotos internacionais e experiências pra não esquecer mais!! 

Italiano franciscano muito querido! Um dos que parou pra nos dar atenção hehe

Depois que o Papa passava, a gente ia até o telão mais próximo, e acompanhava o discurso dele, ou no caso da sexta, a Via-Sacra. Eu gostava do Papa Bento XVI também, ele era mais fechado e tal, mas acho que cada um tem seu jeito né? E o jeito do Papa Francisco é totalmente carismático. Os discursos dele foram ótimos!! Muito bons mesmo. Eu discordo do que algumas pessoas dizem, de que esse Papa é mais liberal, que vai mudar algumas coisas da Igreja  e tal. Olha, duvido muuuito. O que o Papa disse é relacionado a respeito, e a não julgar o próximo, o que eu, pelo menos, sempre aprendi! Isso não é nenhuma revolução não hehe o que acontece é que algumas pessoas não praticam isso, mas que essa já era a linha da Igreja, isso era. O que o Francisco fez foi relembrar esses católicos que não praticavam essas coisas de acordo com a doutrina da Igreja e o Catecismo.

Bem, na sexta de noite, depois da Via Sacra, tivemos a confirmação de que a vigília tinha sido mesmo transferida pra Copacabana, já que a chuva acabou lá com Guaratiba. De começo, fiquei desapontada e preocupada. Passei um ano esperando a peregrinação de 13km, cheguei lá e não teve (não de uma vez só, mas em parcela, tenho certeza de que caminhei mais que isso haha). E o que me preocupou foi a organização né, porque la no Campus Fidei tava tudo esquematizado, ali em Copacabana seria do jeito que o pessoal se ajeitasse hehe Mas eu e minhas colegas de quarto não desistimos de dormir na vigília. Acordamos cedo no sábado para pegarmos um lugar o mais próximo possível do palco, e tivemos muuuuitas, muitas histórias pra contar! 

Dormir na areia foi uma experiência e tanto, momentos muito engraçados! Até abriguei na minha 'casa' um casal que mora em Dubaii, muito queridos. Eles não estavam mais achando lugar pra duas pessoas, e precisavam ficar perto do palco, porque ele participaria da Missa de envio, no dia seguinte. Fiz dois amigos ali! Conversamos bastante, pedi desculpas pelo meu inglês e o cara me disse que eram bom hahahaha tão educado, coitado rsrs

Enfim, essas são algumas das fotos da minha 'casa' no fim de semana da vigília haha


Isso no sábado ainda, quando tava um pouco organizado haha

Vizinhos do fim de semana: Argentina, Itália, SP, RJ e Dubai

Nossa primeira visita. Menino muito fofo do Alaska! :) conversamos tanto,
e esquecemos completamente de pedir o nome gente! Nunca vou achar ele no facebook :c
Ele foi muito querido, deu pra cada uma de nós um botom da protetora da neve, muito lindo!
Domingo, esperando a Missa

"Arrumando a casa"
Tivemos várias dificuldades ali, principalmente a vontade de ir no banheiro e o frio durante a noite. Tínhamos a lona por baixo dos sacos de dormir, mas não foi suficiente. Aliás, nenhuma das pessoas com quem falei sobre a vigília, escapou de passar frio. Comparada com muitos, nós estávamos era muito bem! Agora o banheiro, foi problemão pra todo mundo. Eram horas de fila enorme. Sério, horas! A única vez que fui tentar, ainda interditaram o banheiro quando eu tava na metade da fila dasoijda Desisti, não queria perder tanto tempo na fila kk

Mas o fim de semana foi o mais especial da JMJ. O discurso do Papa na vigília de sábado a noite, e a Missa foram muito bonitas! Emocionante demais, e só consigo pensar em como fui abençoada de poder viver aquilo. Fiquei muito feliz :) E agora, fico na vontade de ir pra próxima JMJ na Polônia hehe

Depois disso tuuudo, precisamos enfrentar uma caminhada de volta ao hotel, e mais filas maiores do que o de 'costume' para o almoço, já que estávamos todos concentrados em Copacabana. Tá vendo pra que dormir 18h seguidas depois de chegar em casa? hehe

Na segunda ainda conseguimos turistar de novo. Fomos pro Cristo Redentos as 6h30min, vimos o sol nascer e foi lindo! Depois, ainda fomos na Confeitaria Colombo (a cara da riqueza haha), Catedral Metropolitana, Arcos da Lapa, Teatro Municipal (lindo!) e rumo a Niterói. Amei Niterói! Cidade muito linda mesmo :)

Foto que minha amiga tirou - esse é o crucifixo original da JMJ

Confeitaria Colombo

Catedral Metropolitana
Eu e meu pai curtindo Niterói haha

Por fim, é hora de fazer as malas e voltar muito feliz pra casa. Sempre digo que viajar é bom, mas voltar pra casa, é melhor ainda hehe Ficamos 8 dias fora, gastei R$1890 incluindo tuuuudo, comida, passagens, estadia (na Av. Atlantica, de frente pro mar hehe), inscrição na JMJ, lembrancinhas e livros que comprei. Conseguimos nos programar com antecedência, e pagar um pacote até bem acessível, pra tudo o que oferece.

As lembrancinhas que troquei la na JMJ

O hotel onde fiquei hospedada. Na verdade são aptos de temporada, sem café da manhã,
serviço de quarto e afins. Mas muito bem localizado, e com bom preço!
Bem gente, desculpem o post enorme. Mas esse é daqueles que quero pro meu arquivo pessoal. Foram 8 dias muitos especiais, e inesquecíveis! Quero revelar muitas fotos hehe Os sinais de fé que vi por lá, ensinaram muito!



 --- MEU PROCESSO ---

Bom, la na JMJ me lembrei pouquíssimas vezes que estava online, eu tava bem tranquila. Mas na segunda antes de vir embora, chequei lá no Rio meu email, e nada de famílias :x fazer o que né? Com meu perfil e embarque pra janeiro, imaginei mesmo que seria assim. Enfim, tem que ter paciência! E até agora, continuo sem família. A viagem até me deu vontade de continuar aqui, comprar minha Biz, um celular novo, começar a faculdade e tal. Mas aí me lembro de tudo que posso viver como au pair, e não adianta, já ta gravado em mim. Vou continuar esperando e ver no que dá. Como digo, o que tiver que ser, será. Tenho tempo ainda, tanto pra minha primeira pretensão de embarque quanto pro caso de eu querer adiar isso por um ano, ou dois. Então, manter a calma é a chave hehe

Vou continuar postando aqui, só não garanto assuntos super interessantes! hehe

Para encerrar, quem tiver paciência e quiser assistir, aqui vai uma música muito linda que ouvi la na vigília da JMJ, e que adorei!


Beijos,
Duda.

PS: agora sei porque as atuais au pairs demoram pra contar das viagens, gente, imagina fazer um post desses pra cada viagem? Desafio que vou querer cumprir!

13 comentários:

  1. Post INCRIVEL Duda! E sim, sua pretencao de embarque esta longe.. as familias agora estao desesperadas procurando au pairs pra chegarem aqui antes da volta as aulas.. depois de setembro, super provavel q vc tera mtos contatos.. NAO DESISTA! Vc nao ira se arrepender qdo estiver aqui! Garanto. Beijinhos e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada pelo comentário animador, Gisella!!
      não pretendo desistir não, preciso ser au pair! hahaha

      beijos, mt obrigada :D

      Excluir
    2. Oi Duda again lol Estou agora no meu blog terminando meu post de amanha (completo 17 meses aqui) e vi q vc está lá lendo meus posts e deixando comentários... estou adorando! brigadinha! Só quis voltar aqui mesmo pra dizer q vc vai gostar de saber no post de amanha q o primo das minhas kids "estava com vc" no Rio, no JMJ =] Boa Noite flor!

      Excluir
    3. =D Vim agradecer por todos os recadinhos que deixou enquanto lia TODOS os meus posts (foram mais de 80!) Espero que minha história, que ainda não terminou, inspire você a querer sempre vencer todos os seus desafios, pois é isso que I've been doing mesmo antes de chegar aqui! Desejo toda a sorte e coragem que vc, nesta etapa ON precisa! =] bjokas, Gi

      Excluir
    4. gisellaaa, com certeza inspirou! histórias feizes sempre nos inspiram não é?
      muito obrigada pela torcida!
      beijos

      Excluir
  2. Oi Duda!! Que bom que se divertiu no Rio, tenho uma amiga que tbm foi para a JMJ, mas não tive tempo de falar com ela ainda, tomara que ela tenha gostado tanto quanto você!!

    Quanto as famílias, não desanima, tá? Eu penso assim, é melhor esperar bastante por uma HF que valha a pena do que quase nada por uma que vá trazer vários problemas no futuro.

    Como você disse, o que tem que ser, será!

    Beijos e boa sorte com seu Match :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubia!!
      Com certeza ela gostou :D quem sabe eu não cruzei com ela por lá? hehe

      eu tbm penso assim, prefiro esperar 6 meses uma familia especial, do 1 mes por uma meio ruinzinha rsrs o problema é controlar a curiosidade. mas é assim que a gente vai amadurecendo...

      beijos, e muito obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  3. Duda, amei acompanhar por esse post a tua experiência na Jornada! Amei mais ainda que tu encontrou coreanos legais por lá ;)

    Digo por experiência própria: realizaremos nossos sonhos, não importa o quanto demore. E tudo tem seu tempo, sem pressa seremos mais felizes hehehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas não pude contar tudo, cris! o post ia ficar maior ainda rsrs
      temos que nos encontrar mesmo assim, até pq, quero saber da tua experiencia na coréia, já que a senhorita ainda nos deve o post sobre isso hehe

      adorei a frase, vou meditá-la com carinho ;)

      Excluir
  4. Dudaaaa ! que linda postagem, conseguir sentir aqui a mesma emoção quando acompanhei a JMJ pela TV.
    As fotos ficaram demais, deve ter sido uma experiência incrível.
    As palavras e a simplicidade do Papa, mostram uma igreja mais próxima de seus fieis, assim como vc acredito que o Papa não irá mudar radicalmente, mas irá renovar e disto em tenho certeza a fé de muitos.
    Foi lindo demais !!!
    Seu pai te acompanhou, achei isso lindo !
    Gostei do vídeo, e o que era as músicas das missas, lindaaaa demais !!!
    E sobre o seu processo: o que podia ser feito, vc já fez ! agora é entregar nas mãos Dele e quando for o momento, uma linda familia irá surgir para vc !
    Estou na torcida ;)
    Um beijão,
    E bora para a Polonia !! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooo, amanda! senti falta do teu comentário hehe
      que legal que gostou :) e deve ter sido muito legal pela tv tambem! porque pela tv vcs conseguiam ficar sabendo até de mais coisas que a gente que tava la!! rsrs minha mãe não desgrudou da canção nova (queria ver se encontrava o maridinho hahaha).
      meu pai é tri parceiro, guria! foi muito bom mesmo :D
      já vi com meus próprios olhos pessoas que foram renovadas pela visita do Papa, definitivamente, um momento maravilhoso pra igreja e pro país :]

      e quanto ao processo, impressionantemente, pelo menos hoje, estou mais tranquila quanto a isso. Sei que quando for a hora, as coisas vao acontecer, mas preciso confessar que a minha curiosidade me mata as vezes rsrs

      obrigada pela torcida!! e ja fiz os cálculos cronológicos, com alguma organização, da pra dizer 'bora pra Polonia' tranquilo hehe

      beijos!!

      Excluir
  5. Duda, adorei o post! Dois meses depois, e só me resta a saudade dessa JMJ! A música "Lord, I need you" foi de arrepiar, melhor dizendo, todos os momentos dessa JMJ foram de arrepiar! Presença viva de Deus entre nós! Paz & Bem!

    ResponderExcluir
  6. Júnior, obrigadaa!
    realmente, o que resta é a saudade, mas se tem saudade, é porque o momento foi bom :)

    ResponderExcluir