segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Abrindo o jogo

Boa tarde, pessoal!

Pois é, depois da alegria de poder espalhar aos quatro cantos "I GOT MY VISA", no meu caso, chegou a hora de "abrir o jogo" pra galera rs. Não sei como é pra vocês, mas dos meus planos de intercambiar pelos EUA pouquíssimas pessoas sabiam. Pessoas que sabiam há muito tempo então, vish, menos ainda. E não é por questão de olho grande, inveja e afins, era apenas uma precaução de sofrimento.

Precaução de sofrimento? Exatamente. Meu maior medo era contar pra todo mundo o que eu queria e pra quando eu queria, e depois ter que passar um tempão respondendo perguntas do tipo "quando tu vai?" "pra onde tu vai?" e etc, sendo que NÃO SABEMOS DISSO, e continuamos sem saber por um bom tempo rs. Parece que é difícil pras pessoas entenderem como funciona o processo do au pair, e eu acho que a gente sozinha enfrentando nossas próprias pressões de preencher application, estar online e conversar com as famílias, já o suficiente. Não precisamos de mais um monte de curiosos (não os julgo, porque se eu soubesse de algum amigo/parente indo viajar, também ia querer saber de tudo rs) aumentando o nível dessa pressão. Além disso, mesmo que as pessoas entendam como o processo funciona, pode ser que ele não dê certo. E daí, tu ter que assimilar isso pra ti e ainda por cima ter que explicar pras pessoas, não deve ser muito legal. Cada vez que tu tiver que contar pra alguém que precisou desistir ou adiar teus planos, deve ser um pouquinho dolorido (sei que pra mim seria porque isso é algo que quero muito, e há muito tempo e se algo acontecesse diferente do planejado, e eu ia querer que fosse um sentimento só meu).

Então por isso tudo, resolvi entender que às vezes, o segredo é sim a alma do negócio haha Claro que depois do match mais pessoas já ficaram sabendo, afinal, quando tu menos espera, surge uma situação em que tu precisa explicar o que tá pensando em fazer daqui pra frente (ainda mais quando tu tá parada, entre o ensino médio e uma possível faculdade rs). Mesmo assim, eu meio que deixava um aviso 'ah, mas esse assunto não tá permitido, porque ainda preciso do visto e blablabla'. 

Porém, entretanto, todavia... isso mudou! Chegou a hora de abrir o jogo e compartilhar a alegria hahaha 

Brincadeirinha! Claro que não saí por aí gritando num megafone haha
Bom, como eu já tinha contado antes, contei para os tios, primos e afins logo depois do match porque eu não queria chegar já com tudo pronto pra eles, eu senti que se fosse assim, eles teriam sido excluídos de alguma maneira, então, resolvi abrir o jogo. Mas a parte mais difícil deixei pra encarar depois do visto. Porque na minha cabeça, não tinha pra que se desgastar sem ter o visto em mãos (leia-se, sem ter certeza 100% do embarque). E a parte mais difícil eram: meus avós.

Eu sabia que seria muito difícil, porque dentro da 'grande família', tenho dois casos de primos que foram pra fora do país. Uma foi pra China ou Japão (nao sei, sinceramente haha) porque conheceu um cara pela internet. Isso mesmo, foi pro outro lado do mundo, SEM nenhum segurança, porque se apaixonou. Lá ela engravidou e teve alguns problemas com o direito de ir e vir... ou seja, bad example. E outro foi pra Irlanda estudar, sem agência, mas com moradia pros primeiros dias, até que achasse um trabalho e um emprego. Ou seja, a little better example. Entretanto, na época que esse meu primo foi pra Europa, meu vô não conseguia entender o porquê de abrir mão de um bom emprego pra estudar fora, se aqui também temos boas faculdades (claro que não viajamos apenas pra isso, mas temos que considerar a idade e a época que nossos avós viveram né, claro que alguns pensamentos serão bem diferentes).

Enfim, mesmo assim, eu não podia deixar de ir contar, certo? (ah, pausa pra explicar que me refiro aos avós paternos. Da parte da mãe, tenho só a avó que já tinha ouvido falar disso várias vezes, mas como ela já não tá tão boa da cabeça, ela apenas da uma risadinha e segue a vida #fofa). 

Cheguei na casa meu vô, tomamos um cafézão (aqui dificilmente jantamos, normalmente tomamos café mesmo) e depois, foi a hora de contar meus planos rs Levei o notebook pra mostrar fotos das crianças, da família toda e do lugar pra onde estou indo. Liguei o bendito e comecei a falar... Acontece que eu avô soube que fui pra SP, e achou que eu tinha ido ver alguma faculdade por lá (aliás, ele passou o ano me perguntando de faculdade, emprego, e sobre construir uma garagem maior la em casa pro meu carro hahaha ele é muito fofo! s2)

Tá, daí comecei a falar e ele logo me cortou, dizendo que já sabia que eu ía querer estudar em SP e tal. Aí eu disse 'na verdade, to indo pra fora do país'. (essa hora foi MUITO engraçada). Minha vó que tava lavando a louça, parou tudo e disso 'mas nem pensa! Luís...!!' (Leiam isso com uma entonação bem alemã hahaha) Luís é o meu pai, filho dela né rs Aí, tá. Expliquei como tudo funcionava, falei que era uma família católica, o que deixou eles bem mais tranquilos (não que isso seja garantia de nada né, mas cabeça de avô...), minha vó perguntou se eu iria comer na mesma mesa que eles (achei esse questionamento bem engraçado também, porque eu não esperava uma pergunta dessas). E depois, mostrei pra eles como eu tinha feito pra falar com a familia: liguei a webcam e meus avós se viram no computador. Foi MUITO divertida a hora que eles se deram conta que eram eles ali hahahaha sério, coisa mais fofa - até captei uma foto dessa hora.

No final? Meu vô tava super orgulhoso, e minha vó, só disse pra eu não voltar de dois (ou seja, grávida hahaha). Sério, eu não esperava isso. Achei que meu vô ía me passar o sermão, e que a vó ía me convecer a desisitir. Na verdade, a vó ficou um pouco receosa mesmo, mas meu vô super apoio e ficou to inchado de orgulho, coisa mais lindinha hehe Agora é me programar pra saudade que certamente vou sentir ne?

E é isso. Agora as pessoas vem todas curiosas perguntar como vai ser, quando vai ser e desejar boa viagem/afins. É até legal essa parte, porque a gente se sente um pouco querido e com um orgulho bobo do que está fazendo, apesar de  o nervosismo as vezes também dar o ar da graça... mas faz parte, montanha-russa, lembram?

Com a host family continuo conversando, me encantando, e torcendo pra que as coisas aconteçam da melhor maneira possível.

Quanto ao meu processo... essa semana vou reitrar a PID, o PPD test já fiz semana passada (reatro fraco, graças a Deus!) e o formulário médico tá quase pronto, só preciso tomar algumas vacinas atrasadas #moleza hehe

Enfim, é isso. Volto logo com posts mais interessantes que esse, se Deus quiser! haha

Beijos carinhosos,
Duda.

19 comentários:

  1. Oie Duda!! Tudo bem?
    Achei seu blog por aqui... vi que você embarca dia 5 de janeiro!! Pra onde você vai? eu embarco dia 27 de janeiro pra Gaithersburg MD, perto de Washington DC.
    Vou acompanhar seu blog pra ter algumas dicas, já que você vai primeiro! :)
    Beijoss!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Tudo ótimo :P
      Vou pra North Saint Paul, em Minnesota. Um pouquinho longe de ti hehe
      mas vou te acompanhar pelo blog também e qualquer coisa, pode perguntar ;)

      beijos!

      Excluir
  2. DuDA...
    Ai que fofura toda... muito lindos, dei risada deles se vendo no notebook, deve ser coisa de outro mundo para eles huahauhauah
    Da para perceber que sua familia é muito unida, deve ser tenso pensar em deixa-los, mas se Deus quiser um ano passará rapidinho neh...
    E que venha logo Janeiro ;)

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, coisa de outro mundo pra eles! foi MUITO engraçado hahahahahha
      é nisso que to pensando mesmo, um ano passa super rápido, então talvez nao seja taaao dificil rs
      vou trocar uma ideia com a Inaiê sobre isso hehe

      Excluir
  3. Concordo contigo Duda ! o segredo é a alma do negócio,
    Quando eu coloquei como certa a meta de ser au pair, meu namorado ficou muito euforico e comentou com alguns amigos nossos em comum (não por mal, mas sim por orgulho de mim). E nossa sofro com as perguntas: Ah quando vc vai ? Ainda não foi ? Acho que não irá hein ? Vai para qual cidade ?
    Isso é um saco, dps disso somente meu namorado sabe o andamento do processo, além de vcs Au Pairs lindas do meu Brasil Baronilll rsrsrs lá no blog.

    E assim como vc eu sofro muito, pois parece que não somos capazes de atingir nossas metas, E somente quem vive e participa de todo o processo sabe o quanto é dificil emocionalmente e burocrático !
    Assim como seus avós não sabiam, hj sofro por minha mãe ainda não saber, apenas meus irmãos. Pois sei que será a parte mais dificil, tenho muito medo dela ser resistente e isso me abalar e fazer com eu desista (o que eu não quero em hipotese alguma) mas mãe é mãe, e não se discute !
    Seus avós lembram muito a minha mãe nos pensamentos malucos nosso em largar tudo aqui para cuidar de criança.
    Esse é meu dilema, contar antes ou depois quando tudo estiver certo como no seu caso #confusa²

    Sua familia é fofa demais ! Parabéns ! E ah aqui somos com vcs, não jantamos apenas tomamos café. mais um coincidência hahaha.
    Beijoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo a questão da euforia do Bruno, hehe minha mãe fez a mesma coisa! E eu imagino o quão chatas devem ser essas perguntas :\ mas pensa positivo, logo logo tu vai ter uma resposta para todas elas :)
      e realmente, e muito bom compartilhar e conhecer historias através dos blogs, porque a gente acaba se identificando muit!

      e quanto a tua mae, juro que lembrei de ti quando voltei pra casa aquele dia. porque eu tava esperando uma recepção bem ruim, e no fim das contas foi muito diferente. e olha que conheço bem meus avós! Esperava algo nao muito bom, principalmente pelos comentarios das outras duas ocasiões com parentes nossos, que comentei no post. mas no fim das contas, foi tranquilíssimo (fora o espanto explícito inicial da minha vó rs). Imagina se com tua mãe for a mesma coisa?

      Sobre contar antes ou depois, conversamos por inbox, já que tu usou tua memória pra me achar no facebook hehee

      Excluir
  4. Ount Duda, to apaixonada pelos seus avós<3 , rsrs .. eu tbm não estou espelhando por ai afinal 'quero' começar o processo fim do ano que vem , quem sabe é apenas os principais mesmo , mamae me apoia super. meus irmaos e uma amiga ( não botam fé ) e o namorado que é o que mais sabe do assunto pois expliquei mt e mostrei varios blogs inclusive o seu *-* , acho que é melhor assim manter entre nós até a certeza . está certissima e no seu caso deu certo haha . estou ansiosa por vocee bjsbjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também sou apaixonada por eles, e pelos avós por parte de mãe também hehe
      eu acho que tu tá no melhor caminho, com o apoio das pessoas mais importante, e o sigilo perante as outras, porque senão, a pressão aumenta mesmo, ainda mais que tu tem um tempinho até o embarque :)

      fica tranquila que vou deixando vocês a par por aqui! bjss

      Excluir
  5. Duda que fofos são seus avós #amei eles

    ResponderExcluir
  6. Caaara como eu to atrasadaaa, vc ja tirou ate o vistoo?? Ooo meu pai amado PARABEEENS!

    Caaara jaja vc ta aquiiii :D TRAAAZ ROUPA DE FRIOOOO ta mto friooo e ainda ta soh positivo o termometro hahaha..

    Em 2010 qdo eu tentei pela primeira vez sai contando pra td mundo, pq eu tava tao feliz com a minha decisao e tal, enfim, deu merda hahaha.. Dessa vez fiz tudo mais cautelosamente e sim, estou aqui :) Nao sei tbm o pq mas sim funcionou pra mim tbm ser mais cuidadosa com os comentarios e tal.

    To mto mto mto feliz por vc :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, sabrina! o tempo ta voando hahahha olha quantos meses ja faz que tu e a inaiê foram praí! :O 2013 passou num piscar de olhos.

      pode deixar, todo mundo me diz isso do frio haha

      e o importante, é que deu certo no momento que era pra ser :)

      Excluir
  7. Oie Duda!!!
    Adorei sua visita no meu blog!! Eu nem divulguei ele pra ninguém ainda hauahauha
    Nossa eu fiquei quase um mês conversando com a minha família até fazer o match... entrou várias outras no meu perfil depois deles, ao todo foram 10, mas isso foi bom porque nenhuma me conquistou mais do que eles!! Até porque a maioria queria que eu fosse esse ano ainda... e eles queriam só pra janeiro!
    Eu estou na maior correria com a faculdade tcc e tals, minha formatura é dia 23 de janeiro e eu embarco dia 26!! loucura né hauahuaha
    Você vai logo no comecinho do mês!! não vou perder nenhum história sua aqui pra já ir me familiarizando com os states :D
    hauahauhah

    Beijosss Duda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que tri! então sou a primeira leitora oficial hahahha
      é bem isso mesmo, quando uma família fisga a gente, dificil querermos outra, bem que nem namoro, do jeito que tu falou no teu blog!
      LOUCURA TOTAL isso ai que tu ta fazendo, nossa, nao sei s eu ia querer odisajdo vai te formar em que?

      Excluir
    2. Siiim você é a primeira!! hehe :)
      Ahhh pode parecer loucura eu ir agora que estou acabando a faculdade né, momento que eu deveria estar engajando minha vida profissional... ainda mais pq estou me formando em química e já trabalho na área em uma multinacional americana!!
      O problema é que não estou satisfeita com o meu trabalho. Eu ganho super bem então se eu quiser ter um emprego melhor eu tenho que investir no meu currículo, principalmente no inglês!!
      Não tenho grana pra um intercâmbio só de estudos, mas au pair é melhor, não preciso falar né :)

      E você não sabe da sorte que eu tive, a cidade onde vou morar lá é pequena, mas é onde fica o maior Instituto de Tecnologia dos EUA!! Quando descobri isso dei pulos de alegria!! Vi no site que tem inúmeros cursos e workshops da área de química :) vou poder estudar alguma coisa na minha área também além do inglês, muito legal né!
      Meu e outra! somos tão novas ainda! Temos que aproveitar enquanto não queremos casar e nem ter filhos ainda!! não é verdade?! ;)

      Excluir
    3. pra mim seria loucura, mas a maior certeza que tenho desse mundo aupairiano é que cada uma sabe onde aperta seu sapato hehehe tenho uma amiga que está terminando o técnico de química em uma escola super conceituada daqui, e acho loucura tbm! hahahaha inclusive, mês passado ela ganhou uma feira internacional, e ano que vem vai pros EUA, na Intel ISEF (LA) apresentar o trabalho dela! fiquei mega orgulhosa :)

      e guria, essa familia definitivamente era pra ser tua, que legal!!

      e isso da idade é verdade, nao preconceito! hehe nao foi nem 1 nem 2 'adultos' que me disseram que gostariam de ter feito isso quando podiam, enfim, somos muito agraciadas! :D

      Excluir
    4. Nossa muito verdade!! Várias pessoas mais velhas já me disseram também, pra eu aproveitar que sou nova e ir mesmo!! porque depois pensa em casar, ter filhos, vida profissional estável, aí não dá mais.. e a vida é uma só né!! :)

      Excluir
  8. É bem assim, quando tu sai do ensino médio, fica a maior pressão pra saber o que tu vai fazer, rs.

    Só tomar umas vacinas atrasadas? uuui morro de medo de vacinas ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha roberta, to adorando teus comentários! ta me fazendo voltar pra posts antigos e é mt engraçado relembrar :P

      Excluir