sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Duda, e o inglês?

Hi folks!!

Depois do Canadá minha programação de viagem pra esses 5 meses restantes é nenhuma :\ Boa notícia é que com isso sobra mais espaço do blog pra falar de coisas úteis (assim espero) pra quem vem me acompanhando. Aliás, seguidores vem aumentando e os emails e mensagens no facebook também, fico muito feliz com a mensagem de cada uma! Quero reforçar que aquelas que tiverem qualquer dúvida podem sempre entrar em contato, é um PRAZER pra mim falar de au pair e ajudar a sanar duvidas que um dia foram minhas ;) 

Falando em dúvidas, hoje FINALMENTE vou escrever sobre o inglês, que tanta gente me pergunta hehe Bom, quando eu saí do Brasil meu objetivo com o programa não era o inglês, mas sim a experiencia de vida e as viagens. Eu não tinha um inglês fera, não (ainda não tenho rs). Mas me virei bem o suficiente quando cheguei aqui, e até ganhei alguns elogios.  E mesmo meu objetivo não sendo o inglês, assim que cheguei fui procurar free ESL classes (aulas grátis de inglês como segundo língua). É muito comum no país todo, então, muito provavelmente haverá alguma perto de você. Minhas free ESL classes não me acrescentaram muito no sentido inglês (a maioria dos alunos eram estudantes mais velhos, que moram aqui há MUITO tempo, mas que nunca tiveram contato com ing antes de pisarem na "America"), mas foram uma experiência INCRÍVEL. conheci pessoas com historias super diferentes e de muitos lugares diferentes. A aula era completamente multicultural e interessante. Nem ligava de sair num frio de -10ºC pra estudar hahaha Inclusive, tem até um livro que a escola tinha feito há 4 anos atras com as historias dos alunos. historias curtas, cada um escrevia sobre o que quisesse. gente, DEMAIS. Sério mesmo, um dia se quiserem emprestado, só pedir. Vale super a pena para vermos quão grande é esse mundo e quanta coisa não conhecemos. Essas aulas foram umas das melhores coisas que fiz aqui (lembram? eu vim em busca de experiencia de vida rs).




Enfim, desde então eu nunca mais entrei numa sala. TODAS minhas tentativas de aula deram algum B.O. E não foi porque eu não tentei pessoal. Agora estou ha três semanas de começar duas aulas (pronuncia e gramatica avançada - uhuu!) mas ainda assim vou ter que gastar meu rico dinheirinho em um curso de final de semana. Então a dica é: NÃO DÊ BOBEIRA. A gente tá num outro país, burocracia é chata, schedule atrapalha, dinheiro então - nem se fale! Vá logo atrás dos seus créditos. E não digo só pelos créditos, mas se você é uma pessoa que vem em busca do inglês, "só" conviver com uma família americana não vai te ajudar. A gente precisa do convivio e do estudo pra efetivamente aprender.

O que eu posso dizer é que em 7 meses eu acho que melhorei, sim. Listening e speaking principalmente, visto que eu nem estudei direito. Na verdade, as vezes eu sei dizer uma palavra mas não sei como escrever, aí vou no amigo dicionário procurar (adoro usar o dicionario dos meus hosts haha) ou até mesmo na internet, mais tarde. Também posso dizer que minhas kids me ajudaram muito com vocabulário e raciocínio em inglês. 1-porque elas sao muito tagarelas!! Até o mais novo, que agora fez dois anos, não para de falar. Gente, Deus sabe o que eu passo de vergonha quando saímos de casa e eles começam a falar com TODO MUNDO haha ainda bem que estamos em minnesota nice, onde as pessoas actually care about talking with you! lol 2-eles não são nenhum um pouco mal criados. Tudo que eu pergunto com relação ao inglês eles me respondem.

Além disso, outras dicas que eu daria pra alguém que está vindo com o intuito de aprender inglês, são:
- não tenha vergonha de falar errado. Comece pelos hosts, que sabem que tu não é daqui e vão ter mais paciência para repetir as coisas, falar devagar e etc (regra geral, mas né, sempre tem aqueles hosts mal criados)
- use e abuse do transporte publico! hahah Sim! Além de ser a opção mais barata, at least in Minnesota, todo mundo puxa papo no ônibus. (eu morro de vergonha porque parece que todo mundo ta ouvindo meu inglês de índio, por isso prefiro conversar com meus hosts haha)
- não venha para host familiy que te peça pra falar português. Falar português 45h na semana atrapalha e desacelera toda  a imersão no inglês que o programa pode te oferecer.
- tente também não fechar o match com uma família que tenha so baby. Sei que babies sao a coisa mais linda do universo, mas eles não falam inglês! :\
- se seu maior objetivo é estudar, prepare-se pra gastar bastante dinheiro E analise bem as condições do schedule da família. Os melhores cursos aqui da região são entre 9am-3pm. E é assim em boa parte do país. Tente pesquisar (grupão ta ai pra isso gente!) quais as condições escolares da região onde a família more e assim tentar descobrir se tu poderá estudar o quanto deseja.

E pra encerrar, uma não-dica: rs todo mundo fala pra não fazer amizade com brasileiros. Eu sou contra. Quando a gente sai entre au pairs e tem outras nacionalidades junto, sim, falamos inglês, mas falamos tudo errado, afinal, ninguem tem ingles como lingua materna. Se você ja fala ingles no trabalho, ja mora com uma familia que fala ingles, ja fala ingles no onibus, estuda ingles, não tem porque se privar da alegria de sair com brasileiros!!! Dá sim pra fazer amizade brazuca e aprender ingles!

Acho que é isso pessoal, o principal é vocês não se apavorarem quando chegarem aqui. 95% das brasileiras que chegam em Minnesota dizem a mesma coisa "consigo entender o que me dizem, mas não consigo falar". É assim mesmo no começo, mas com o tempo e a prática isso tudo melhora, mas claro, nada vai cair do céu e sem requerer um pouco de esforço!

Beijos,
Duda.

PS: Minha 4ª kid pode estar nascendo a qualquer momento! Host ta pronta pra parir e eu super excited pra conhecer esse novo integrante da B. Family (L)

27 comentários:

  1. Dudinhaaa,.
    Faz um tempinho que não apareço por aqui, você bem sabe como está sendo difícil mrrsr Mas to aqui torcendo pela quarta kid, que venha com muitaaaa saúde... tenho certeza que você vai tirar de letra ;)
    Huauahu Eita depois de 1 mes aqui, essa aimda é a minha fala...entendo praticamente tudo mais para falar complica, mais tenho perdida a vergonha aos poucos, e estou falando a língua dos índios com eles.
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi thais! sei simmm, nao te preocupa!!
      e um mes ainda é cedo, tenha paciencia que antes do que tu imagina vai ta fluindo ;)

      Excluir
    2. Thais, estou preocupada com vc menina!!! Nos dê notícias sobre o assunto do seu ultimo post! Beijos

      Excluir
    3. hahha eu vivo falando pra ela rubia!!

      Excluir
    4. Owunnnn que fofinho....
      Ai que vergonha... juro que até o fim dessa semana eu posto, pink promisse ;)
      Mas ja adianto ainda estou de rematch e desde sabado na minha Lcc...
      Beijos e obrigada pelo carinho...

      Excluir
  2. Dudaaa que post eficiente! Vou focar no ingles quando for falar com a families, se elas souberem de cursos, claro.

    Boa sorte com a nova baby a caminho!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Duda,mas então e isso trabalhar,VIAJAR e estudar se der neh?rsrsrsrs
    BJUSS/mãe

    ResponderExcluir
  4. Mas jaa? Esse baby, quero dizer hehehe
    Prepare-se para morrer de fofura ownn *-* quero ver fotos, mesmo que mande so no inbox ta! rs :)
    Concordo com suas dicas em ingles, mas entendo bem quando falam pra nao ter amigos brasileiros. Acho que a gente PRECISA de amigos brasileiros, mas o bom eh quando temos os dois! Porque viu, depois que comecei a andar com meninas de outras nacionalidades, o meu ingles deslanchou!! Mas continuo saindo com brasileiras tbm, entao ta tudo certo =)

    Beijo Duda, e boa sorte com 4 kids rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e não é?? o tempo ta voando!! hahaha
      o bom é ter os dois mesmo, mas eu sou mt mais a favor de hanging out com brazilians haha ja falo ingles a maior parte do tempo, da saudade do amado portugues <3 hahaa

      Excluir
  5. Que legal Duda!! Esse post valeu para eu refletir em algumas coisas.. Sempre quis um baby, mas vendo pelo o que vc falou, acho que ter um kid que já saiba falar vai me ajudar muito, já que um dos meus objetivos é melhorar meu inglês.

    Beijos linda ;* Conte-nos sobre a nova integrante assim que nascer tá? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem queria baby pq eles sao a coisa mais gostosa! haha mas tu precisa mesmo definir bem qual o teu principal com o objetivo, porque se for ingles, vai precisar pensar beeem sobre as idades das kids antes do match ;)

      Excluir
  6. Oia eu aquiiii!!!

    Que legaaaal, ta vindo um baby *-* e que legaaaal (2) que vc foi pro Canadá *-* li o seu post do Canadá, que mara!! Sou louca pra ir pra lá um dia! Um diiiia...kkk!

    Well, que bom que você conseguiu fazer vários ESL for free, onde eu morava NÃO TINHA NÃO, ou seja, não é tããão comum assim haaha procurei em várias cidades da região :/ mas em compensação, o lance de "se o seu objetivo é estudar, se prepare pra gastar muito" tbm não se encaixou comigo hahaha! Além de não ter ESL for free, eu fiz mais de 10 cursos no meu ano e não gastei quase nada =) pesquisei muito, mas fiz cursos muito bons e todos bem baratos! :D pelo menos compensou o fato de não ter ESL free, né?

    E sobre as amizades brasileiras, eu me arrependo de ter andado muito com elas..mesmo com outras meninas junto, o povo só queria falar pt :/ o fato de morar com host family foi o que mais ajudou meu inglês, pois eu convivia mto com eles inclusive no free time, jantava todos os dias com eles, saía nos fds...então sempre falava inglês :) e ah, eu passava o dia quase todo só com baby, mas eu sóóó falava em inglês com ele, SÓ! Ensinei umas palavrinhas em PT pra ele, mas treinei mto o inglês com ele hahahaha era bom pq ngm me corrigia kkk ele tinha 11 meses, tava começando a falar, e logo depois de 2 ou 3 meses já tava tagarelando! Mas se fosse pra cuidar de baby de 3-4 meses, eu tbm não iria não! Ele não ia entender nem responder =( ahahaha!!

    Beijãoo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii claudia! que honra =)) eu sou suspeita em falar, mas ó, canadá vale a pena! haha

      nossa, 10 cursos sem gastar quase nada? que beleza!! é que no Kansas o custo de vida é mais baixo tambem ne? pra algumas coisas aqui em MN o custo tbm é mais baixo, mas estudar nao consta nessa lista rs

      ah, eu nao abro mao das brasileiras! nao tem como morar longe se elas ao redor haha mas nós somos legais (ou tentamos ne). quanto tem outra nacionalidade junto, priorizamos o english!

      obrigada por compartilhar tuas experiencias aqui tambem, melhor pra quem vai ler o post! ;)

      beijos!

      Excluir
    2. Oie.. eu tb fiz 10 cursos baratos e morava em New York, estado com custo de vida altíssimo!! e sei q tem free esl em bibliotecas dos counties do estado... mas tb NUNCA abri mão das amizades Brasileiras!! me tornei fluente pq estava determinada (e nao tinha kid bebê e nem q falar pt com ela rs) Arrasou no post, Duda!!!!!!!! #sharingexperiences

      Excluir
    3. obrigada, gi!! a gente tenta ne haha

      Excluir
  7. Oi Duda, finalmente consegui passar aqui para ler um post seu, eu estou super sumida eu sei, mas eh com todo mundo. Mal tenho tempo para escrever no meu blog. Escrevo toda segunda, mas infelizmente não está taaaao rico meus posts, tem mais fotos mesmo. To começando com blog também então está bem corrido. Mas tirei um tempo para dar um oi. E adorei o post, achei super útil. Te desejo também uma ótima experiência com o novo baby :) conte tudinho ok?! Prometo que viu tentar aparecer com mais freqüência... Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhuu!! hehe no worries fernanda, eu sei bem como é!!
      e obrigada!! pode deixar que contarei tudinho ;)

      Excluir
  8. Duda, que escola você estudou? Quando morei ai estudei no Lincoln Education Center
    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi larissa! tu foi au pair lá tbm? eu fui no harmony learning center

      Excluir
    2. Não, eu fui pra estudar mesmo, morei em Eden Prairie...já ouviu falar? rs

      Excluir
    3. ja sim, e mt! haha tem MUITA au pair praqueles lados haha

      Excluir
    4. Sério? Rs
      Morei 6 meses, mas foram bem diferentes do que vc ta vivendo ai haha
      Tô querendo ir again como Au Pair, fechei com a APIA em janeiro, mas estacionei e nao fiz nadaaaaa haha
      Precisando me animar, to muito indecisa rs

      Excluir
    5. hahha porque bem diferentes? tu nao pegou o inverno? hehehe
      precisa fazer heeeeim, vale super a pena!! =]] (sei que sou suspeita pra falar, mas é o que eu acho haha)

      Excluir
  9. Porque eu não dirigia, morava longe, não tinha ônibus fácil, meus amigos moravam longe, minha familia ai era MEGA cuidadosa(chegava a ser meio chatos) haha, mas hoje eu os entendo até rs
    Peguei um friozão hahaha, mas ai todas as estações são AS estações,lindo demais...
    Voltei agora com meu app, espero viajar até janeiro, torce ai! Haha
    Super beijo

    ResponderExcluir